domingo, 5 de janeiro de 2020

Apertem os cintos e embarquem comigo nesta fantástica jornada rumo à riqueza!

Olá amigos leitores, amigas leitoras,

Como disse o blogueiro AA40 neste post, ter um blog é uma ótima forma de monitorar a própria evolução pessoal. E é nesse contexto que este blog foi concebido. Registrar os meus passos rumo à riqueza e à tranquilidade, por conseguinte, independência financeira. (Daqui uns 20, 25 anos?)

Fonte: https://www.pexels.com/

Sou um jovem brasileiro nato, pré-universitário, solteiro e sem filhos. Fiz o ENEM 2019 e aguardo ansiosamente o resultado. Curso e faculdade estão pré-definidos, mas a decisão oficial ocorrerá somente quando eu souber acerca da nota real. Creio que eu tenha tido um bom número de acertos e feito uma boa redação, tendo em vista as circunstâncias as quais estudei (escola pública, material e local de estudo precários). Mas isso tudo é uma incógnita e confesso estar sendo muito difícil segurar a ansiedade. 

Desde muito pequeno sei que a pobreza trouxe algumas limitações a mim e a minha família. Com o tempo, vários infortúnios atingiram a nossa casa e muitos deles estavam relacionados à falta de dinheiro. Ao analisar as pessoas ao meu redor, percebi que a pobreza delas era fruto da mentalidade pequena e limitada por x fatores, culturais e religiosos, mormente. Desde então, o meu maior temor é ter o mesmo fim que a maioria da nossa sociedade, ou melhor, a maioria dos homens da nossa sociedade: pobre (de espírito), trabalho inumano para subsistência, casamento terrível, família desestruturada, filhos fora do casamento, barrigão de cerveja, problemas de saúde, financiamentos e empréstimos desnecessários, além de enésimas negatividades as quais o brasileiro médio tem ou faz e que o puxam para baixo.

Em 2020, eu batalharei para: conseguir um trabalho (ou mesmo "bicos") capaz de me sustentar durante a graduação; atingir um sólido alicerçe em língua inglesa; fazer outros cursos avulsos com o objetivo de qualificar minha mão de obra e torná-la atrativa - relacionados ao bacharelado, claro. Isso tudo poderá gerar postagens aqui no blog. Ademais, prentendo fazer alguns artigos no estilo análise social e mostrar minha visão do mundo acerca dos x fatores supracitados que julgo corroborarem a pobreza.

(Ah, preciso também me atentar à prática regular de atividade física durante este ano.)

O campo financeiro do blog será bem fraco, pois preciso sobreviver (rs) e também investir no meu capital humano, porque esse gerará o dinheiro de verdade. Todavia, adianto que pretendo poupar uma certa quantia dos meus primeiros proventos numa espécie de "reserva de emergência". Enquanto isso, quero aprender mais sobre o mundo financeiro, a economia, pois quando tiver ganhando o meu salário, já quero ter certeza da sua destinação.

Eu espero que gostem dos textos, acompanhem o blog e adicionem em suas blogrolls. Enfim, embarque comigo nesta fantástica jornada! Os comentários serão abertos para elogios, críticas e sugestões (mas nada de desrespeito).

Finalizo esta 1a postagem com música (imitando o Funça Beta!):



Até mais pessoal!

Bye!

9 comentários:

  1. Seja bem-vindo à Finansfera, FR!
    Temos vários aspectos em comum mesmo, como você havia mencionado.
    Não obstante, boa sorte nessa nova jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é bom ter alguém ainda engatinhando como você no meio de tantos já bem-sucedidos, não é?

      Seja sempre bem-vindo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim Scant,

      Demorarão um pouco, mas aparecerão sim em um futuro próximo!

      Seja sempre bem-vindo!

      Excluir
    2. mesmo com pouco dinheiro, vale a pena registrar para o futuro
      abs!

      Excluir
  3. Muito bem FR! Você é bem novo ainda, todo dinheiro que aportar vai trabalhar pra você por muitas décadas, o que é muito bom. O detalhe é que, como você mesmo disse, no início vale mais a pena investir em conhecimento que vai te gerar mais renda, pra poder aportar mais no futuro. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Sim, isso é muito bom. É até bom mostrar isso pois aqui na finansfera grande parte dos blogueiros começa a investir para a IF quando já tem uns 30 anos e um salário médio bem alto. É por isso que muitos jovens pobres fogem de conhecer sobre investimentos e finanças pessoais.

      O blog é mostrar que com tempo e um bom planejamento, dá sim para ficar rico!

      Volte sempre!

      Excluir
    2. Parabéns por iniciar cedo. Queria ter feito o mesmo. Desejo sucesso! Passa lá no meu blog novo tb. Tb fui incentivado pelo aa40

      Excluir
    3. Olá hobbyfinanceiro, obrigado. Também desejo sucesso a ti.

      Dependendo da tua idade não é tão tarde assim; às vezes isso é relativizado quando se tem um salário bom. Eu não tenho patrimônio algum, renda alguma. Uma situação a ser mudada nos próximos anos. Esse incentivo do AA40 sem dúvidas é muito bom.

      Volte Sempre!

      Excluir

Elogios, sugestões e críticas sempre bem-vindos (exceto desrespeito). Anônimos, identifiquem-se antes de comentar. Comentem sempre, isso é como um combustível para o blogueiro.